quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mais uns presentes neste Natal

Primeiro foi o João Guedes coroado Campeão Nacional de Surf.
Depois foi o anuncio de mais uma prova do WCT - Rip Curl Portugal 2010 – em Peniche.
De seguida veio “a cereja” – o Manuel Centeno foi coroado Campeão Nacional de Bodyboard.

Só falta a FPS anunciar uma etapa do Circuito Nacional de Esperanças aqui pelas praias do Grande Porto (Matosinhos, Leça, Espinho, Maceda, ou qualquer outra das que chamamos secrets).
Se a Praia de S. Salvador é suficientemente boa para proporcionar o treino e a aprendizagem que permitiram a um atleta ser Campeão Nacional e se essa mesma praia pode proporcionar condições para eventos tão significativos do calendário Nacional (Pró júnior e Surf Open masculino e feminino) então também tem condições para uma etapa dos Esperanças.
Só falta a vontade!!
Claro que não é só a vontade da FPS.
Pelo que sei, são muitos os entraves da C. M. do Porto (ou da Empresa Municipal que gere estes assuntos) que têm de ser vencidos. Mas acho que o primeiro passo é alterar a mentalidade dos agentes desportivos desta nossa zona, dos atletas, das escolas e das empresas do meio.

A Deeply é uma marca de uma Empresa do Norte que tem apoiado muitos atletas e eventos. Não discrimina entre norte, centro ou sul ou, sequer, entre surf ou bodyboard. Já outra grande empresa de referência é nortenha e não tem demonstrado a mesma abertura de forma evidente.
Quanto aos atletas temos muitos e de grande valor. Claro que tenho uma admiração especial pelo Sebas, mas vejo o Nuno Lopes a evoluir de forma segura, o Ricardo Alves a proporcionar manobras espectaculares, o Tomás a apresentar um surf evoluído e explosivo, o Pedro Rodrigues com um empenho, dedicação e esforço que deixariam muitos prós de “boca-aberta”, etc. Somos muitos e temos todos vontade de pelo menos numa etapa podermos competir no nosso “quintal”.
As escolas e associações deram, este ano, uma demonstração de união e de capacidade organizativa de excelência na organização do Circuito do Norte.
Os Condimentos estão prontos – só falta o “Sal” institucional = C.M. do Porto ou de Matosinhos ou de Espinho ou …

domingo, 20 de dezembro de 2009

Fim-de-Semana Gelado (mas com altas ondas)

No sábado o treino foi em Cabedelo (Viana do Castelo). Estavam ondas perfeitas e com o tamanho que eu gosto. Desta vez, para além do Eduardo, também treinei com o Tininho.
Com o frio que estava o melhor era ir para a água, que sempre estava mais quente.



Hoje surfei em Matosinhos, na baía. Se ontem estava frio ... A Cabeça até estalava quando fazio "patinho" ("bico de pato" lá pró Sul). Já há muito tempo que não via uma onda tão perfeita em Matosinhos. Quebrava a meio da baía criando uma esquerda e direita impecáveis.
Realmente Matosinhos quando dá é um pico excelente. Tive sorte porque fui surfar pela hora do almoço. De tarde não só reduziu o tamanho das ondas, como alargou o período e aumentou o "crowd". Sorte a minha - que inicio de férias excelente.

A "Lentes" só tirou uma ou duas fotos. Disse que a Batgirl não parava de fazer asneiras, mas eu acho que foi mesmo o frio que lhe tirou a vontade.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal - WCT 2010 em Peniche

Ontem começou o Natal.
Não! Não é por termos entrado de férias, mas sim porque "choveram" presentes.

Nós acabamos de receber mais um WT em Peniche para o ano de 2010.

As Festas Natalícias começaram muito bem e eu resolvi fazer um "postal" dedicado a todos nós - “os loucos das ondas”.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Treinos

(Ver slideshow)
No canal a caminho do pico

Os treinos começaram há um mês e estão cada vez mais duros.
O programa é corrigir o take-off.
A única manobra (em treino) é o cutback.


Agora, por cada take-off mal feito, tenho de fazer 5 em terra. Como as sessões são de 20 minutos, hoje tive de fazer mais de 50 na primeira sessão e na segunda outros 50. Também tive de correr e fazer saltos de galinha.


Mas hoje (domingo) e ontem (sábado), valeu a pena. Há muito tempo que o mar não estava assim e, claro, todos fizemos “asneiras”. Até tentei fazer um switch. Foi um grande fim-de-semana. Sábado treinei com o Eduardo, mas no domingo ele não veio. Para poder treinar no domingo, dormi em casa da Tia Vitória (obrigado Vitória) em Caminha.


Mesmo ficando perto o Pai não deixou que participasse no freesurf das 07:00. Estava muito frio e os wetsuites estavam todos molhados.
Como passei o fim-de-semana fora, só fiz os TPC no domingo de tarde.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Magic LaCrAu

É mágica, não é? Vejam a projecção que o drop me deu.
Não foi só a velocidade, foi, também, a estabilidade durante todo o trajecto.




Tenho de agradecer esta onda a um grande surfista de Viana. Foi graças ao seu "grande coração" que eu consegui fazer esta.




Magic LaCrAu - Prancha Nova

Na semana passada recebi a minha nova LaCrAu.
A escolha do shape começou na finalíssima de S. Pedro do Estoril.
A minha 5’00’’ foi destruída no domingo, último dia dessa competição. Destruída por um longboard, cujo dono resolveu tentar fazer um floater impossível, tendo assim perdido o controlo da “traineira”, cujo trajecto desgovernado entrou em rota de colisão com o bico da minha prancha. Para verem o ridículo da coisa eu tinha acabado de entrar e estava no canal, a remar para fora, com o Guilherme Fonseca. Quem surfa no canal?
E assim se foi a minha 1ª prancha de competição. “Antes ela do que tu” – disse o palerma que ma partiu, sem sequer perguntar se me tinha aleijado. Mas não deixou de ter lógica, apesar de ter sido indelicado. Parece que é moda, nos sítios com crowd, haver cada vez mais este tipo de comportamento agressivo que normalmente parte de pessoas que nem surfam grande coisa.

Voltando à minha prancha nova, digo-vos que houve muita discussão sobre tamanho, tail, espessura, largura, fundo, rails, etc. O Josafá e o Luís conceberam uma prancha que é um espectáculo. Pegaram nas recomendações do Brafna e na decisão do pai para reduzir o tamanho da prancha (todos estavam de acordo que o volume deveria ser o mesmo) e entregaram-me uma high performance board. Rápida e extremamente manobrável – leve como uma pena.

A primeira vez que entrou na água foi esta terça-feira, no Cabedelo, em Viana do Castelo. O treino teve duas partes - a primeira com o Eduardo, logo de manhã; a segunda lá pelas 12:00, quando o Pai foi surfar.Aqui ficam alguns momentos, da minha magical board.
Eu e o Eduardo
a 1ª manobra
2ª Parte do treino - contei com a companhia do Paitrocinio

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

João Guedes – Campeão Nacional

João Guedes acaba de se sagrar Campeão Nacional de Surf 2009.
O seu mais directo adversário, Alexandre Ferreira “Xaninho”, foi eliminado, nos ¼ de Final do Maresia Nazaré Surf Pró, pelo Justin Mujica.

Tenho de registar a presença nos ¼ de final dos atletas:
José Ferreira
Miguel Blanco
Vasco Ribeiro
Aí está a nova geração do Surf Nacional.

A Final foi disputada entre o João Guedes e o Justin Mujica, tendo este último sido o justo vencedor do evento.

Pedro Alcobia - Bolseiro da ISA

É um surfista Algarvio que para além de se ter classificado em 4º lugar no Circuito Nacional Deeply de Surf Esperanças (Sub-14), foi também o justo vencedor do Volcom Rumblefish em Matosinhos.

A Federação Portuguesa de Surf acabou de publicar uma entrevista com o Pedro.
Ele foi um dos 40 bolseiros da ISA (International Surfing Association) do ano de 2009.

Aqui fica a entrevista e os meus parabéns pelo excelente ano competitivo.

“Em 2009, Pedro Alcobia, um jovem surfista do Algarve, foi um dos 40 escolhidos pela International Surfing Association para beneficiar das suas bolsas. Com apenas 15 anos, Pedro concilia o surf com a escola de forma exemplar, e conta já com um interessante desempenho em provas nacionais.

SurfingPortugal.com – Como teve conhecimento das bolsas da ISA?
Pedro Alcobia – Tive conhecimento desta bolsa através do site da SurfTotal (www.surftotal.com)

SurfingPortugal.com – O que o levou a candidatar-se?
P.A. – Candidatei-me porque precisava de ajuda financeira para percorrer os campeonatos e comprar material de surf.

SurfingPortugal.com – Vai repetir a candidatura?
P.A. – Penso que isso não deve ser possível, pois já ganhei a bolsa este ano.

SurfingPortugal.com – Considera todo o processo de candidatura acessível e facilitado pela organização?
P.A. – Não, porque é preciso saber bem inglês e pedem ainda vários outros documentos.

SurfingPortugal.com – Quais as experiências que esta bolsa lhe permitiu ter?
P.A. – Consegui percorrer o Nacional de Esperanças, no qual até fiquei bem classificado (4º lugar em Sub-14), e comprar um fato de surf novo.

SurfingPortugal.com – A atribuição deste apoio permitiu-lhe crescer enquanto surfista?
P.A. – Sim, bastante, pois ao ter a oportunidade de surfar no Nacional de Esperanças evoluí a minha performance e conheci atletas de alto nível.

SurfingPortugal.com – Qual a sua opinião quanto a este tipo de iniciativas?
P.A. – Acho que é uma iniciativa muito interessante, sendo uma forma de apoiar os atletas financeiramente. Deveriam existir até mais apoios deste género.

SurfingPortugal.com – As bolsas da ISA privilegiam particularmente surfistas com bom desempenho escolar. Como concilia o surf com a escola?
P.A. – Tento surfar o máximo de vezes possível por semana, mas a minha mãe está sempre a dizer que a escola está em primeiro lugar.

SurfingPortugal.com – Um dos requisitos da ISA é "ser um modelo de inspiração para a comunidade do surf". O que necessitará um surfista para atingir esse estatuto?
P.A. – Deverá respeitar os outros surfistas, ter um bom nível de surf e ter um bom professor."

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Wipeout XXS

João Macedo acaba de me ensinar o que é um wipeout.
Vejam na surfline (aqui). É incrível.
A partir de agora não sei o que chamar ao que me acontece. Se isto é um wipeout então os meus são mergulhos? Wipeouts XXS?