quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mais uns presentes neste Natal

Primeiro foi o João Guedes coroado Campeão Nacional de Surf.
Depois foi o anuncio de mais uma prova do WCT - Rip Curl Portugal 2010 – em Peniche.
De seguida veio “a cereja” – o Manuel Centeno foi coroado Campeão Nacional de Bodyboard.

Só falta a FPS anunciar uma etapa do Circuito Nacional de Esperanças aqui pelas praias do Grande Porto (Matosinhos, Leça, Espinho, Maceda, ou qualquer outra das que chamamos secrets).
Se a Praia de S. Salvador é suficientemente boa para proporcionar o treino e a aprendizagem que permitiram a um atleta ser Campeão Nacional e se essa mesma praia pode proporcionar condições para eventos tão significativos do calendário Nacional (Pró júnior e Surf Open masculino e feminino) então também tem condições para uma etapa dos Esperanças.
Só falta a vontade!!
Claro que não é só a vontade da FPS.
Pelo que sei, são muitos os entraves da C. M. do Porto (ou da Empresa Municipal que gere estes assuntos) que têm de ser vencidos. Mas acho que o primeiro passo é alterar a mentalidade dos agentes desportivos desta nossa zona, dos atletas, das escolas e das empresas do meio.

A Deeply é uma marca de uma Empresa do Norte que tem apoiado muitos atletas e eventos. Não discrimina entre norte, centro ou sul ou, sequer, entre surf ou bodyboard. Já outra grande empresa de referência é nortenha e não tem demonstrado a mesma abertura de forma evidente.
Quanto aos atletas temos muitos e de grande valor. Claro que tenho uma admiração especial pelo Sebas, mas vejo o Nuno Lopes a evoluir de forma segura, o Ricardo Alves a proporcionar manobras espectaculares, o Tomás a apresentar um surf evoluído e explosivo, o Pedro Rodrigues com um empenho, dedicação e esforço que deixariam muitos prós de “boca-aberta”, etc. Somos muitos e temos todos vontade de pelo menos numa etapa podermos competir no nosso “quintal”.
As escolas e associações deram, este ano, uma demonstração de união e de capacidade organizativa de excelência na organização do Circuito do Norte.
Os Condimentos estão prontos – só falta o “Sal” institucional = C.M. do Porto ou de Matosinhos ou de Espinho ou …

1 comentário:

  1. Concordo convosco! Espero que venha a haver uma etapa ca no Porto. Abraço Zé miguel

    ResponderEliminar