sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atletas do Norte Apurados – Finalíssima Esperanças

Sub-12
3 – Agustin Vita – FPS nº 9731 – Clube: SJC
12 – Gonçalo Magalhães – FPS nº 9165 – Clube: AON

Sub-14
3 – Tomás Ferreira – FPS nº 9163 – Clube: AON
10 – Romão Ferreira – FPS nº 9610 – Clube: AON
16 – Ruben Vita FPS nº 9730 – Clube: SJC

Sub-18
6 – Sebastião Furtado – FPS nº 6236 – Clube: AON
13 – Pedro Rodrigues – FPS nº 7973 – Clube: ASM
13 – Gerson Oliveira – FPS nº 9933 – Clube: AON

Como se pode constatar há uma lacuna entre os escalões de Sub-14 e Sub-18, já para não falar da total ausência de participantes femininos.

Esta situação, há muito prevista pelos jovens do norte, vai ser ainda mais agrave na próxima época, na qual o escalão de Sub-18 terá ainda uma menor participação de atletas nortenhos.

O total de atletas de todos os escalões apurados para a finalíssima de Esperanças é de 80. Apenas 10% deste são do norte.

Fazendo a mesma análise nas para o total de atletas que participaram neste Circuito em 2010, verificamos que o é de 202 participantes, dos quais 14% (24) são do norte, segundo a seguinte distribuição:

24% - Sub-18
5% - Sub-16
13% - Sub-14
18% - Sub-12
0% - Sub-18F

O escalão com maior redução prevista no ano de 2011 é o de Sub-18, precisamente aquele que mais contribuiu para elevar a taxa nortenha. A perspectiva de passagem de elementos de Sub-16 para Sub-18 é diminuta, assim como a possibilidade de entrada de novos atletas em ambos os escalões.

Para inverter esta situação, é necessário incrementar a participação dos escalões mais baixos e incentivar a participação de atletas no Sub-18F. Como a qualidade do Surf-14 é elevada, prejudicando e desincentivando a entrada de novos elementos (tal factor agrava-se nos escalões seguintes) só resta a aposta no escalão inicial da modalidade e numa preparação técnica forte para os iniciados nos escalões superiores, motivando os atletas a desenvolverem o seu surf e a utilizarem a qualidade do surf praticado pelos adversários como uma ferramenta de evolução.

A qualidade de surf apresentada pelos atletas que iniciaram a competição este ano na categoria de Sub-12 foi elevadíssima. Atletas como o João Moreira, o Agustin Vita, o Luis Preloiro, o Tiago Silva e os irmãos Teixeira, enfrentaram “pequenos veteranos” como o Francisco Almeida, o Klauss Eyre e o Mateus Belleza de igual para igual, apesar da forte evolução que estes últimos apresentaram logo no inicio da época.

Assim, com este quadro, nada mais resta aos clubes nortenhos a não ser incentivar fortemente os seus membros a participarem neste Circuito Nacional, independentemente do seu escalão etário, começando desde já a preparar, nos circuitos regionais, os mais jovens, ponderando a sua entrada nos Esperanças de forma antecipada e não apenas quando já estão no limite de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário