sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O meu maior susto

Está quase a fazer um ano que apanhei “o” susto em Leça da Palmeira.

Não vou contar a história que me marcou, mesmo antes de começar com a competição Nacional. Mas resolvi falar do assunto agora, no comentário 100 do blog.
Este ano (ano que regredi e procurei o meu surf sem o encontrar e sem enfrentar o meu medo) foi o ano em que Leça era a praia proibida.

O meu Pai, tem vindo a insistir - não posso surfar Matosinhos.
A onda é mole, não tem tamanho, etc.. Mas quando dá, dá e estão todos lá.
Tem crowd, montes de escolas, etc. Mas os amigos estão lá e o surf não é só treino, é diversão e ninguém gosta de se divertir sozinho.
O susto - Leça - não esqueci, mas adaptei-me.
Para alguns pode ser uma vitória "sem sal", mas voltar a surfar Leça (mesmo pequeno) sem as borboletas a roerem a barriga (mesmo tendo demorado um ano) é a minha vitóriazinha.

Há já alguns dias que a única praia a funcionar é Leça e eu lá estou. É verdade, estamos com mar de verão, ou seja, ondas pequenas, mas perfeitas. Pelo menos perfeitas para os meus 30 kg.
Diverti-me.
Mesmo que o Pai diga que faço caretas cada vez que tento manobrar, eu sei que por dentro estou a sentir aquela emoção, a antecipação do momento em que a manobra sai (de preferência na junção) e já estou a rir. Claro que a secção fecha e a manobra sai incompleta, mas há uma ou outra em que tudo se reúne e então a careta pode desaparecer para soltar o que já há muito me vai cá dentro, a euforia de conseguir.
Hoje, ontem e anteontem: aqui ficam alguns desses instantes.







4 comentários:

  1. Grande Gonças! O meu maior susto também foi em Leça, devia estar 2,5m um bocado maior e quase todos cá fora! achei estranho mas entrei à mesma...por azar cheguei lá fora na boa! Só aí é que vi a mXXXa que tinha feito! Ainda fiz umas 3 ondas, até que na próxima ao fazer o kick out, eu passei para trás da onda, mas a prancha não! Nunca mais esqueço de estar debaixo de água a sentir a onda a esticar o strep...até k o senti a arrebentar...até me caiu tudo!!! Estava longe, vinha o set atrás e não tinha ninguém para me ajudar!!! 1.º Erro foi nadar com as espumas, elas apanhavam-me e levavam-me até ao fundo 2x, quando vinha respirar já vinha outra (devia ter mergulhado, e deixado passar o set e só depois nadar),, 2.º erro, foi ter insistido no mesmo...já me ardiam os pulmões e cheguei a pensar k não me safava, este podia ter sido o 3.º erro e o fatal, pois quando deixas de acreditar entras em panico e desistes de tudo...mas vi k já não estava longe da areia e a muito custo lá cheguei, só jurava a mim mesmo k nunca mais surfava, cai na areia e não me conseguia levantar...Bem isto foi à 12 anos...e continuo a surfar!!!Garanto-te k demorei muito tempo (muito tempo mesmo...) para deixar de sentir essas borboletas sempre k surfava em Leça ou mar maior. Agora, uma coisa te digo tudo passa...Não é k não tenha medo, apenas aprendi a controla-lo e assim a divertir-me mais mesmo quando estou a levar porrada.
    E sabes porque não deixei de surfar? Porque é a melhor coisa do mundo, já me magoei nas costas (7 meses sem surfar no total, duas hérnias discais, o médico proibiu-me de surfar - isto á 7 anos atrás), joelho d.(4m, operado), esquerdo (2m)entre outras mais pequenas, e não trocava um dia clássico por nada, nada mesmo...
    Por isso, vêmo-nos aí, de preferencia num dia clássico !)

    ResponderEliminar
  2. FOI tudo abaixo .....sensores ....ventania.....é de Guerreira ......Recomeço e ah!ah! ah ! seus ....aí vai texto novamente ....

    Parabéns pelo 100 no teu blog .....é de persistencia ,luta ,paciência ,e luz no fundo do tunel ....é de GUERREIRO .....O Numero 100 é o microcosmo no macrocosmo ,é o micro que mantem a distinção que lhe ira dar a eficacia no conjunto ........é de Guerreiro .

    Belo texto o teu e o do teu prof sobre o medo e como enfrentá-lo ,controlá-lo e torná-lo nosso aliado ,desdramatizando .anulando .e criando humor com ele de modo a ele deixar de ser o monstro e o fantasma que por vezes nos aparece sem pedirmos ......e tirar prazer sorrindo e nariz empinado para ele ,transformando-o num afecto amigo que nos acompanhará algumas vezes e ajuda a crescer ....

    Estive dois dias assistir (o segundo dia e a final )ao VIANAPRO CAMPEONATO MUNDIAL DE BODYBOARD ,,,,a organização manteve-se no mesmo nivel que já tinhas visto quando cá no MINHO no teu Campeonato ,com brilhantismo "zen "e grande profissionalismo ...a Final foi empolgante entre os dois Brasileiros Guilherme Tamega e o Edson Luciano ,vencendo este ultimo que disse "estou contente caraças com esta vitória "....o teu primo Pedro (tirou duas fotos ao Guilherme no segundo dia que lhas deu depois )pediu autografos aos vencedores e aos outros concorrentes(no livro "onde está o Wally?" ) que foram super simpaticos , (o Mike Stuart ,Rui Pereira ,Guilherme ,Luciano ,e outos .....)o mar sem grandes ondas mas deu para mostrar a garra e a tecnica dos Guerreiros .....

    Parabéns saude e muitos amigos também pelo teu 100 Guerreiro......

    ResponderEliminar
  3. Retomo para culmatar um dos lapsos que possa ter tido .....é que o Pedro gostou do heat do André Silva no segundo dia ,mesmo não pontuando e tirou varias fotos com ele ,e ele foi super disponivel para um pedido nosso e super simpático com o Pedro e Miguel ......

    xicoração da VITORIA

    ResponderEliminar
  4. Com as altas velocidades e as rajadas de pensamento ....já sabes não só me despisto como já capotei varias vezes ,mas sempre cá e salva ......pois tenho de pedir desculpa quer ao vencedor deste campeonato do MUNDO DE BODYBOARD por ter escrito mal o seu nome que é EDER LUCIANO ,como o do MIKE STEWART nos comentários anteriores ,mas mantenho por vezes derrapagens quando em altas adrenalinas .....

    xicoração VITORIA

    ResponderEliminar