segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Circuito de Surf do Norte – Fim (mas espero outro em 2010)

Terminou hoje a última etapa (organizada pela ASM) deste circuito (CSN), com as finais a serem realizadas na praia de Leça da Palmeira.

Nos Sub-18 houve uma batalha táctica desde início.
Dos quatro concorrentes em prova o Tim era, sem dúvida, o favorito. Ficou-se, juntamente com o Gonçalo Cruz, pelo pico da direita, enquanto o Ricardo Alves e o Miguel se deslocaram para o lado contrário.

O Tim decidiu-se por ondas com mais potencial e que lhe dessem esquerdas manobráveis, enquanto o Gonçalo escolheu o mesmo tipo de ondas dando preferência às direitas. Aqui o caso ficou em igualdade, principalmente pela qualidade de surf do Tim, mas o vencedor táctico foi o Gonçalo Cruz.

No pico da esquerda as ondas não tinham o potencial (entenda-se tamanho) do outro pico, mas tinham uma boa parede, tendo o Ricardinho tirado partido disso. O Miguel estava claramente a confrontar-se com um nível de surfista com técnica, táctica e garra superior.

A meio da bateria o Tim "agarra" uma onda e dá um verdadeiro espectáculo, destacando-se dos restantes companheiros. Quando estava a regressar para o outside verificou que as condições de mar se tinham alterado, estando, o potencial das ondas, agora, no pico da esquerda. E o Ricardo a facturar umas manobras excelentes.

O Gonçalo não se apercebeu desta mudança caprichosa do mar, tendo permanecido mais uns tempos no pico da direita sozinho.

A mudança foi de tal maneira extraordinária que numa onda o Ricardinho voou. Grande aéreo.

Eu não sei qual foi a classificação final, porque, mal terminou o heat, fui me equipar para ir ver se conseguia fazer umas ondas como aquelas (para mim a classificação foi 1º Tim, 2º Ricardinho, 3º Gonçalo e 4º Miguel). Tenho de dar os parabéns a todos mas em especial ao Gonçalo, foi o surfista com mais garra.

Quando entrei para a água estava a ser disputada a final do Open. O “Pipo” e o Rui Sousa estiveram muito perto do pico que eu estava a tentar dominar. Ainda mandei uns gritos com as manobras que eles fizeram.

Tenho que esperar pela afixação dos resultados no site.

Este Circuito teve o mérito de agrupar várias associações e escolas dos distritos do Norte e fazer um circuito verdadeiramente único. Espero que os organizadores mantenham este formato para o próximo ano e que esta coligação sirva de exemplo para outros eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário