terça-feira, 27 de julho de 2010

QUEM TEM MEDO DE SEBASTIÃO FURTADO? - a MINHA História (MM)

Essa pergunta é fácil de responder – apesar, de mesmo num dia mau, o Sebastião ser um grande surfista - Medo quando se tem é do mar, dos adversários temos respeito. Ninguém tem razões para temer o Sebastião, mas todos temos razões de admiração pelo que ele representa no Surf Nacional, pela forma humilde como vive o surf e da camaradagem com que sempre se apresentou a todos os que das ondas fazem o seu prazer. Há anos que o Sebastião compete no Circuito Nacional de Surf Esperanças, portanto, para quem duvidar das minhas afirmações, basta pegar na folha de ranking e seguir a lista do primeiro ao último e indagar da veracidade das mesmas.

Ainda não consegui obter dados para fazer as contas necessárias a uma justificação lógica do que se passou na Final Surf Juniores - Taça de Portugal 2010.

Às 16:00 o ranking apontava sem margem para dúvidas a Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos como vencedora destacada da Taça de Portugal. A Associação de Surf de Aveiro já era a vencedora nas modalidades de Kneeboard e Longboard. Já o Bodyboard tinha um Campeão definido - a AON.

Resta fazer contas para a Taça de Surf.

O CRC Quinta dos Lombos tinha:
João Moreira Classificado em 2º no Surf Juvenil
Carlota Appleton vencedora declaradissima em Surf Feminino Junior
Ana Brilhante 3ª Classificada no Surf Feminino Sénior
Pekas 4º Classificado Surf Sénior
Tinha, ainda, três, sim 3, atletas na Final de surf Juniores

Quem podia fazer frente aos Lombos?

AON tinha:
4º classificado em Surf Juvenil
Tinha, ainda, o Sebas a competir na Final de Surf Junior

Figueira tinha:
Ivo Cação Campeão de Surf Sénior
Eurico Gonçalves Campeão de Surf Cadetes

Aveiro tinha:
4º classificado em Surf Sénior

Pelas contas, não tendo a certeza absoluta, às 16:00 o CRCQLombos era Campeão da Taça em Surf. Então justifica-se a decisão de colocar um atleta da sua equipa fora de competição para marcar um atleta da equipa contrária (o único atleta da outra equipa)?

Para responder a esta pergunta há que acrescentar:
A Taça é uma Competição de Equipa;
Um título individual é importante na Taça;
Quando há três atletas em Competição e só pontuam dois, o terceiro só serve para auxiliar os outros dois.

Resumindo a resposta é: Justifica-se. A decisão do Capitão da Quinta dos Lombos foi correcta, foi uma decisão táctica.

Então qual a razão deste "barulho"?
1º o terceiro atleta da CRCQL não sabia surfar, estava nitidamente fora do seu habitat, e designá-lo por atleta é um erro (quando comparado com o nível de um Sebastião e de um Appleton).
2º o terceiro elemento desempenhou bem o seu papel e obteve, com a sua marcação, a sinalização de uma interferência do Sebastião.
3º depois de ser marcada a interferência o terceiro elemento, erradamente, continuou a marcar o Sebastião tendo cometido diversas faltas por interferência de remada e cometido faltas por contacto físico (inaceitável - pura falta de desportivismo).
4º o papel desempenhado pelo 3º elemento veio ofuscar  e desprestigiar o surf apresentado pelos seus colegas de equipa.
5º o método implementado pelo CRCQL desfigurou a Final de Surf Junior ao ponto de na entrega de prémios a assistência ter:

  • em uníssono, declarado que eles eram campeões de natação (referência ao desempenho do terceiro elemento dos lombos),

  • ficado em silêncio absoluto quando foi entregue a Taça para a categoria de Surf;

  • ter abandonado a praia, logo após, a entrega da Taça de Portugal aos Campeões - a CRCQL. 


Parabéns ao Diogo Appleton que surfou muito bem - apesar de ter sido um heat de freesurf entre dois colegas de equipa. Gostava que tivesse havido disputa entre todos os surfistas do heat, porque de certeza teria sido um excelente espetáculo de surf.

Conclusões a tirar?

Aos dois atletas - Nunca perder a cabeça mesmo quando “nos fazem a vida negra”. Após se ter obtido uma penalização para um adversário, não é necessário “esfregar sal na ferida” nem cometer faltas, muito menos provocar contacto físico.

Aos Capitães das equipas - Nunca ficar em declarada desvantagem numérica.
Nunca colocar um atleta numa posição de desprestígio (não acredito que tivesse sido essa a indicação mas a inexperiência provocou incompreensão da directiva, resultando em excessos).
Não tirar o mérito a bons atletas, quando estes podem disputar o pódio com qualquer outro.

Para nós, os outros - A taça é Competição Rainha da Federação Portuguesa de Surf pelo que é altura dos atletas de surf começarem a marcar presença em elevado número à semelhança do BB (se assim fosse em 2010 o 3º elemento nunca teria passado da 1ª repescagem).
Nunca permitir que a praia se transforme num campo de batalha.
Transformar os pódios (entregas de prémios) em locais de confatrenização e festa.

Claro que isto não estragou a Festa-Parabéns ASA.

Miguel Magalhães

1 comentário:

  1. Grande Gonçalo!
    Muito bem dito. Dou-te os meus mais sinceros parabéns pelo teu blog. É assim mesmo. Desde cedo a contribuir para a evolução da consistência colectiva do surf. Vais longe meu caro, tanto na transmissão de pensamento como no desporto do surf, como aliás já se viu na primeira etapa do Circuito de Surf do Norte. Aliás gostaria de te convidar para escreveres sobre a segunda etapa em Viana se não for incómodo.
    Por favor visita
    www.circuitodesurfdonorte.com
    e navega um pouco pelos vídeos da CSN TV. Tem lá varias ondas tuas!
    Um grande abraço e parabéns!
    Rui Sousa

    ResponderEliminar