sábado, 27 de junho de 2009

¼ Final de Sub-12 – Praia da Barra

Hoje só foram realizados 5 heats do Campeonato Deeply Surf Esperanças.
Quem viu o mar ontem nunca poderia imaginar que ficasse tão flat.

O dia começou com uma espera que durou até às 10:30.
Foram logo chamados para a água os dois heats de Sub-14 que concluíam o 1º round dessa categoria.

A seguir veio a nossa guerra.
No primeiro heat dos Sub-12 entraram o Tomás (vencedor destacadíssimo), o António (2º), Martim (3º) e Miguel (4º).
Desta manga, realça-se o surf do Tomás, a reviravolta do António, quase passagem do Martim e a independência e vontade do meu amigo de Afife – o Miguel.
Para que se saiba foram efectuadas e pontuadas 40 ondas, ou seja, todos apanharam o limite máximo de ondas permitidas.

O segundo heat tinha vencedor anunciado. O Guilherme reinou sem oposição. Logo em segundo ficou o Klaus Eyre com um surf bonito, prometendo ofuscar o do irmão dentro em breve. O meu amigo Eduardo bateu-se como um leão, mas Neptuno não o favoreceu com esquerdas limpas para desenhar o seu surf.
Cuidado, a 5ª Etapa é em Afife. Este meu amigo não vai vender os heats baratos.
Nesta bateria o Guilherme surfou 10 ondas, saindo da água ainda faltavam 5 minutos.

O 3º heat foi com o meu constante adversário de Campeonato - Francisco Duarte, com o destemido Francisco Almeida e comigo. Claro que ninguém reparou (a não ser eu e o Francisco Duarte), mas eu explico porque é que ele é meu amigo, mas constante adversário:
Desde o meu primeiro heat na Arrifana que sempre que toca a buzina para começar a minha prova também começa a dele. Somos inseparáveis e ainda bem, porque ele é muito simpático e um excelente companheiro.
Voltando à prova - ou não me explicaram correctamente ou eu não percebi que tinha de ir para o pico mais à direita e fazer só direitas, porque eram as únicas ondas com potencial. Isto do Brafna não poder estar comigo tem sido uma chatice. Com ele não há confusão, só com o Senhor que é responsável pelo meu maior PAItrocinio, (mas não podemos dispensá-lo senão não há mais Campeonato). Que saudades Brafna.
Remei e surfei para as esquerdas. Tenho de dar a mão à palmatória, não tinha parede e todas as “manobras” eram mediocremente pontuadas. Quando dei por ela estava a 1.15 para segundo. O Francisco Almeida tinha apanhado uma direita (o Duarte estava já noutra competição, porque, quer eu quer o Almeida, quase que precisávamos de uma combinação para alcançar o 1º lugar).
Com o tempo a passar, não só não conseguia a pontuação para segundo, como ainda ficava em pior situação por a diferença de pontos aumentar.
O Júri avisou “Gonçalo Magalhães tens 9 ondas e precisas de 2,23 para segundo”. Faltavam 4 minutos. Desespero, mas a sócia do PAItrocinador, conhecida por Mãe, começou a dizer “só tens uma onda – Espera”. A Mãe quase que afogou a máquina fotográfica de tanto repetiu a mesma frase enquanto andava na água.
é agora ou nunca
Eu esperei, desesperei e, finalmente remei. Por mim, para não ter de ir embora, para poder surfar mais uma vez, pela Caparica e pela Poça, por tudo e em ondas de nada. A onda veio, ridícula e mirrada, mas santa onda que me deu a parede para “manobrar” o que podia. O Júri não deu logo a pontuação - só me restava remar para terra e esperar. Faltavam 25 segundos - o Pai diz que o Francisco ainda tentou, mas Neptuno não lhe concedeu a graça. A Buzina suou e o Júri diz “ …2,33 passa …” não ouvi mais nada estava nas Meias-finais.
Neste heat merece especial referencia o Francisco Almeida, pela luta até ao último segundo, por nunca ter desistido, pela criteriosa selecção de ondas e claro pelo seu surf.
Amanhã. tal como hoje, vou lutar até ao último segundo.
é agora!!

1 comentário:

  1. Ao ler esta descrição dos acontecimentos do dia de hoje, senti a mesma emoção de quando vejo o Saca no último momento virar a seu favor o resultado no WCT. E realmente pensando bem a única diferença entre estes dois grandes competidores é só a idade! porque garra é a mesma!
    Parabéns e força para amanhã! Abraços para todos. Luís

    ResponderEliminar