segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Terminou a etapa de S. Torpes (Klaus Eyre)

Hoje fui até ao Pico Loco ver as duas finais mais interessantes, para mim - a de Sub-12 e a de Sub-14.

As condições de mar estavam muito diferentes de ontem, muito mais baixo e apesar de o Pico Loco ser a Trestles da Europa, a verdade é que confundiu fortemente as previsões. A onda funcionava mas tinha secções que fechavam. Enchia na zona intermédia, voltando a levantar no inside com um aumentando significativo de velocidade. Estava montada uma verdadeira armadilha.


Na final de Sub 12 foram para a água o João Moreira, o Francisco Almeida, o Klaus Eyre e o Duarte Baltazar.
O “Big Rider” Francisco Almeida (3º) e João Moreira (4º) não tiveram oportunidade de encontrar a posição do pico nem nivelar o seu surf para as condições deste dia.
Já o Klaus Eyre com olho de especialista parecia saber exactamente como a onda se ia comportar e escolheu-as a dedo, tendo-as surfado espectacularmente.
Parabéns Klaus!
O Duarte Baltazar depois de ter eliminado o Vasco Mónica e o Simão Teixeira nas Meias-Finais, optou pelas direitas com um surf muito fluido o que lhe permitiu subir ao pódio na 2ª posição.

Nos Sub-14 foram finalistas o Tomás Fernandes (1º) que está imparável, o Tomás Ferreira (2º) tendo surfado muito bem animou o heat com umas boas pauladas verticais, tendo-lhe faltado a segunda manobra com power.
O Guilherme Fonseca (3º) que também foi finalista nos Sub-16, teve muito azar na escolha de ondas. E tal como os dois favoritos dos Sub-12, caiu na armadilha que o Pico Loco preparou hoje para todos os concorrentes. Conhecendo o Guilherme e a forma poderosa como surfa sei que na finalíssima vai arrasar e da próxima final aqui em S. Torpes não vai permitir outra igual. O esforço com que se debateu é para mim um grande exemplo de garra.
O meu amigo Francisco Duarte (4º) tentou as direitas, mas rapidamente verificou que não existia potencial aí para se bater por uma posição melhor. Lá se virou para as esquerdas, mas teve dificuldade em encontrar ondas com qualidade e não conseguiu adaptar o seu surf à armadilha da zona intermédia.

Como tínhamos de regressar ao Porto, partimos logo após a Final de Sub-14. Fiquei sem saber como ficaram as restantes Finais.
Lendo as noticias da Surftechnique no Facebook o Pai leuque as outras finais ficaram:
Sub-16
1º João Kopke
2º João Berberan
3º Pedro Alcobia
4º Guilherme Fonseca

Sub-18 Feminino
1ª Maria Abecasis
2ª Keysha Eyre
3ª Kira Groen
4ª Carolina Guerreiro

Sub-18
1º Francisco Alves
2º João Kopke
3º Pedro Boonman
4º Martim Gonçalves

Esta Etapa era muito importante para definir quem se qualificava para a Finalíssima. O Pai amanhã já deve ter actualizado o Ranking dos Sub-12.

Sem comentários:

Enviar um comentário